Publicado em 21 de fevereiro de 2013 EBDA participa do V Festival Regional do Umbu em Uauá

EBDA participa do V Festival Regional do Umbu em Uauá

Começa amanhã (21), no município de Uauá, localizado a 438 km de Salvador, o V Festival Regional do Umbu. O evento segue até o próximo domingo (24), na Praça São João Batista, no centro da cidade. O Festival tem como objetivo promover a melhoria das condições de vida dos agricultores familiares da região, divulgar os resultados do beneficiamento e comercialização dos produtos oriundos das frutas nativas da caatinga, especialmente o umbu, símbolo cultural e ambiental da cidade.

Participa do evento a Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola S.A.(EBDA), que leva para o Festival um estande institucional para a demonstração de tecnologias agrícolas, voltadas para a melhoria da qualidade de vida dos agricultores familiares do semiárido. Na oportunidade, a EBDA promoverá oficinas de artesanato, cursos para confecção de cera de abelha e cursos de enxertia – produção de mudas, além da distribuição de mudas de banana, atemóia, erva-sal e pinha.

A chefe do Escritório Local de Uauá, Junia Bahia, comenta que o Festival do Umbu é muito positivo para região. “Estamos focando a diversificação e a exploração da cadeia produtiva do umbu. O público que nos visitar vai conhecer melhor a cadeia produtiva, bem como: mudas enxertadas de umbu gigante, técnicas para produção, beneficiamento e comercialização. Vale a pena conferir o que a nossa região pode oferecer”, comenta a Junia.

Junia Bahia, também explica que a empresa esta preparando 300 mudas enxertadas de umbu gigante para serem repassadas para a Cooperativa Agropecuária Familiar de Canudos, Uauá e Curaçá (COOPERCUC). “Esse trabalho é fruto de uma parceria técnica firmada com a Cooperativa. As mudas estão sendo preparadas na Estação Experimental da EBDA de Pilar, tento acompanhamento técnico especializado, o que garante a qualidade do material”, disse a Junia.

Trabalham no estande 15 técnicos da Empresa, entre eles engenheiros agrônomos, veterinários, especialistas em fruticultura e técnicos agrícolas, que estarão recepcionando os visitantes e apresentando toda a cadeia produtiva. O estande da EBDA funcionará das 8h às 22h.

 

O Festival Regional do Umbu

O evento tem como objetivo festejar as experiências exitosas de grupos de agricultores familiares que trabalham com a cultura do umbu e assim apresentar para a sociedade toda a cadeia produtiva do fruto. O Festival é promovido pela Cooperativa Agropecuária Familiar de Canudos, Uauá e Curaçá (COOPERCUC), e vem se consolidando no calendário de eventos da região desde 2008.

Estão expondo os produtos derivados do umbu cerca de 200 agricultores familiares assistidos pela EBDA e cooperados através da COOPERCUC. Doces, sucos, sorvetes, umburosca, geleias, entre outros produtos estarão em exposição durante o evento.

 

Fonte: Assimp/EBDA


Comentários

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>