Publicado em 1 de dezembro de 2012 EBDA premia melhores produtores de mel e pólen

EBDA premia melhores produtores de mel e pólen

A Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola S.A. (EBDA) promoveu, na tarde deste sábado (01), uma solenidade de premiação dos melhores produtos de abelha da Bahia. A avaliação foi feita pela Central de Laboratórios da EBDA (LABE), com sede em Ondina. O evento aconteceu no estande da EBDA, montado no Parque de Exposições, em Salvador, onde, até amanhã (02), acontece a 25ª Feira Nacional da Agropecuária.

No concurso foram avaliados sabor, cor, aspectos gerais físico-químicos e embalagens dos seguintes produtos: méis de abelha com ferrão (Apis); sem ferrão (melípona); e pólen de Apis mellifera desidratado.

Em primeiro lugar, na categoria “Mel de abelha sem ferrão”, ficou o meliponicultor José Hildo Piol, do município de Camaçari. Já no quesito “Mel de Apis mellifera”, a melhor colocada foi a Cooperativa Regional dos Apicultores do Médio São Francisco (Coopamesf), do município de Morpará; o apicultor Delmiro Santos de Jesus, do município de Una, no Sul da Bahia, foi o primeiro colocado na categoria “Pólen de Apis”.

A comissão julgadora foi formada por uma equipe técnica do Laboratório de Abelhas (LABE), e de acordo com a idealizadora do concurso e responsável pela unidade de Análises de Produtos das Abelhas (APA), Alvanice Lins, o objetivo foi estimular apicultores e meliponicultores de todo o Estado a produzirem mel e pólen com qualidade. “Esse evento só é possível graças ao interesse dos produtores em aumentar, cada vez mais, a qualidade dos seus produtos”, assegurou Lins.

O presidente da EBDA, Elionaldo de Faro Teles, participou da solenidade e ressaltou a importância da Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) para o fortalecimento da Cadeia Produtiva do Mel, no Estado. “A EBDA é uma empresa que trabalha, preferencialmente, com aqueles que ainda não têm direito às políticas públicas no Brasil. É uma alegria muito grande premiar esses agricultores familiares que cultivam abelha, de um jeito todo especial”, disse Teles.

 Fonte: Assimp/EBDA


Uma resposta a EBDA premia melhores produtores de mel e pólen

  1. Janilson dos Santos disse:

    Prezado: amigo fico feliz de ver sua foto estampada isto sim e agricultura eu conheço a sua luta fico feliz por passar um dia por ai como técnico

Comentários

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>